Santander
Você está em:
0
0
0

Revista WebCasas

Aprenda quando usar cada tipo de tinta

Saiba qual a aplicação certa dos tipos de tinta e veja como escolher o melhor produto para cada caso


Antes de partir para a cartela de cores disponíveis dos produtos, avalie bem suas características

Texto: Taissa Esteves | Foto: SXC

O mercado conta com uma ampla variedade de tipos de tinta e é importante que você conheça as principais características de cada uma delas no momento de reformar a sua casa. Apenas dessa forma conseguirá fazer a escolha correta para ter bons resultados no acabamento e garantir a durabilidade da pintura.

Também é fundamental ficar atento à preparação da superfície em que o produto será aplicado. "Sem um preparo eficiente e próprio para cada superfície, a pintura pode ficar seriamente prejudicada, já que a resistência, a eficiência e a proteção diminuem", orienta Benito Berretta, diretor de marketing da Tintas Coral e Sparlack. De acordo com ele, o melhor é ler atentamente as recomendações descritas na embalagem antes de começar a pintura.

Para as paredes, de maneira geral, após a aplicação da massa niveladora, é necessário aguardar um período mínimo de quatro horas. Depois, você deverá lixar a parede, o que irá assegurar a aderência do produto usado e a uniformidade da sua absorção. Por fim, será preciso eliminar todo o pó usando um pano úmido antes de iniciar a pintura. "Dependendo do estado da parede, podem ser necessárias outras demãos de massa niveladora, lembrando que a massa corrida é direcionada para ambientes internos e massa acrílica para ambientes externos", explica Beretta.

Confira a seguir as características de cada tipo de tinta

Tinta látex: com base solúvel em água, é o tipo mais comum. Indicada para paredes, seca rapidamente e tem aplicação bastante fácil. O látex PVA deve ser aplicado em áreas internas e pode ser limpo apenas com pano úmido.

Tinta acrílica: é um modelo de tinta látex, ou seja, também recomendada para paredes. No entanto, uma de suas propriedades é a impermeabilidade, tornando-a ideal para áreas externas.

Tinta esmalte: não solúvel em água, é adequada para superfícies internas e externas de madeira e metais. Possui um acabamento acetinado e brilhante.

Epóxi: sintético e não solúvel em água, é indicado para banheiros, cozinhas e áreas molhadas. Tem alta resistência à umidade, acabamento brilhante e acetinado e exige cuidado no processo de pintura para evitar a formação de bolhas ou mau acabamento.

Verniz: recomendado para proteger e embelezar ambientes externos e internos de madeira, como portas e janelas. Diferentemente da tinta, apresenta um filme translúcido, realçando o aspecto natural da madeira.

Há tintas que podem ser diluídas em água e outras, em solvente. Vale sempre prestar atenção às orientações da embalagem. Nos últimos anos, em busca de processos de reforma mais sustentáveis, as empresas têm investido principalmente em produtos à base de água, com menor teor de compostos voláteis e baixo nível de emissão de CO2.

Existem ainda produtos com efeitos específicos, como a tinta lousa, tintas com agentes antibacterianos, antimofo, sem cheiro, com secagem rápida, lavável e até mesmo antimanchas. O importante é avaliar as necessidades de cada ambiente e dos moradores antes de fazer a sua escolha. E programe-se para uma manutenção a longo prazo, assim você terá a sua casa sempre em ordem. O tempo para repintura depende das condições da superfície e da conservação. "Normalmente, a pintura precisará ser refeita a cada três ou quatro anos, mas esse tempo variará de acordo com o produto, o ambiente e a cor escolhida", conclui Beretta.

Veja também como planejar uma reforma de maneira mais sustentável 
Confira 10 dicas para mudar a cor da parede e renovar o ambiente
Terminou a pintura? Conheça o acabamento com molduras de isopor ao invés de gesso


Matérias relacionadas

Materia de texto
Pisos e paredes OUTUBRO 2014
Materia de texto
Instalações OUTUBRO 2014
Materia de texto
Pisos e paredes SETEMBRO 2014

Últimos visitados

Não existem anúncios visitados no histórico
Canais WebCasas
WEBCASAS S.A. - CNPJ 18.511.694/0001-97 - Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 e 2235 - Vila Olímpia, São Paulo/SP - CEP 04543011